18 de jan. de 2011

Torta de Limão

Eu amo torta de limão. Acho uma das combinações mais perfeitas no ramo das guloseimas. A massa dissolve na boca, o recheio tem o azedinho na medida perfeita e ai vem o merengue pra finalizar...humm!!! Mas são perfeitas quando bem feitas, né?

Infelizmente eu já tive o desprazer de comer algumas tortas de limão que eram lindas, mas ordinárias. Daquelas sem sabor, que desmerecem até a saliva que minha boca solta ao vê-las. Pois bem. Eu, como amante de um bom quitute e de uma boa torta de limão, resolvi fazer umas tortinhas pra trazer pra galera do trabalho. E deixei umas em casa pra mim e pra vovó, claro. =)





Torta de limão

Massa:

3 colheres de margarina
2 colheres de açúcar
1 colher de café de fermento em pó
3 gemas
farinha de trigo até soltar das mãos

Recheio:

1 lata de leite condensado
suco de dois ou três limões (eu geralmente coloca 3)

Merengue:

3 claras batidas em neve
6 colheres de açúcar
raspas de limão

Modo de Fazer:

Primeiro faça a massa. É só misturar tudo e deixar a farinha pro final. Não tem medida certa, é colocar até soltar das mãos. Ai você decide o tamanho da forma. Nesse caso eu fiz em forminhas separadas. Mas geralmente faço numa forma de torta, daquelas que abre na lateral, saca? Não precisa untar, porque a massa tem tanta manteiga que não gruda. Em nada!
Depois coloca ela pra pré-assar em forno médio até ficar assada. É, eu num sei quanto tempo. Então olha pra ela à cada 5 min, só pra ter certeza. Como ela sobe (fermento) é bom fazer uns furinhos com um garfo antes de levar ao forno. E não deixe ficar muito morena porque ela volta por forno depois, então se passar do ponto nessa etapa, ferrou!

O recheio é só misturar os dois. Quando você joga o suco no leite condensado parece que num vai misturar nunca, mas mistura. Vai por mim. Continua mexendo essa bagaça aeh! Se você é xarope que nem eu, é bom coar o suco antes de usar, ok?

O merengue é o seguinte. Bate as claras em neve. Se você não sabe o ponto que ela tá em neve, é assim, óh: Vira de cabeça pra baixo o potinho. Se ela não cair, tá no ponto certo. Se cair, vc limpa! hehehe =P

Quando tiver em neve, você continua batendo (na batedeira, acho que não mencionei isso. Bom, to falando agora!) e vai adicionando o açúcar colher por colher. Não coloca o açúcar antes de virar neve senão as claras não endurecem nunca. (aprendi isso da pior forma possível..rsrs)
No final, joga as raspas e mistura.

Com a massa pré-assada, jogue o recheio e cubra com o merengue. No caso das tortinhas, é bom desenformar antes desse processo. Depois leve ao forno novamente até dourar o merengue.
Olha como ficou biita:



Tá me dando fome enquanto posto isso. São realmente gostosas, pode fazer!

No tamanho torta, dá BEM menos trabalho e rende umas 18 fatias.
No tamanho tortinha, rende 21 dessas maravilhas. São menores que uma fatia, mas eu num sei se é porque comemos direto com a boca e não com garfo e tudo mais, ou porque são fofas de morrer, mas satisfaz mais do que no formato normal. Mas admito, o trabalho é 4 vezes maior!

Eu dou nota 10. Num é porque fui eu que fiz não, mas é a melhor torta de limão que já comi na vida.

E ai, curtiu? Faz ai e me conta!

Um comentário:

Johnny L. R. Santos disse...

Torta de limão rlz! Deu até vontade agora.