10 de mar. de 2011

Gears of War

Sendo um dos primeiros jogos que finalizei no Xbox 360, Gears of War abriu o mundo de "jogos exclusivos do xisboca" pra mim. Apesar de achar a história ótima, senti uma certa decepção no final do jogo. Coisa que sumiu no instante que finalizei o segundo. Mas, sem spoilers =)

História

O jogo se passa no planeta "Sera", onde uma crise de energia deixa o povo desesperado atrás de petróleo. Em meio à tantas perfurações, uma nova substância, batizada de Imulsion, aparece pra salvar a vida de todos. Infelizmente, a tal nova fonte de energia é encontrada em algumas poucas partes do planeta, causando uma crise financeira que, óbvio, terminou em guerra. Após 75 anos que deixaram o planeta lindo de morrer, uma super bomba acabou com o conflito, dando a vitória aos mais afortunados, ou seja, os países que possuíam a tal substância.

Com a explosão, das perfurações de Imulsion saíram uma espécie de "galera dumal", chamados de Locust. Uma nova guerra começou, e em mais ou menos 10 anos, 90% da população mundial foi devastada pelos Locust. Nosso protagonista, Marcus Fenix, é preso no meio dessa guerra por largar o posto por assuntos pessoais (ele foi tentar salvar o papai ou algo assim). Condenado, Marcus passa 4 anos na prisão militar, solto por Dom (melhor amigo) quando o COG (Coalition of Ordered Governments) se vê completamente sem pessoal qualificado pra continuar a guerra.


Enfim, é ai que o jogo começa.

O jogo

Sim, Gears of War é um Shooter. Sua missão é invadir o "ninho" dos Locust e implantar uma bomba (nada de bom aconteceu da primeira vez, mas eles não aprenderam) pra terminar a guerra. O jogo é dividido em capítulos, o que torna tudo mais bem desenvolvido. Cada capítulo é uma parte da cidade completamente diferente, e o cenário do jogo é simplesmente incrível! A iluminação, o clima pós-durante-guerra é muito bem transmitido, o que torna a imersão bem fácil.

Quando eu cheguei na parte da Fábrica (capítulo 5 se não me engano), minha cabeça explodiu! Foi provavelmente um dos cenários mais lindos que eu já vi. E a parte mais complicada do jogo.

Você pode pegar a arma do inimigo e se "alimentar" de munição dos corpos que você deixar pelo caminho. Aliás, eu joguei em Co-op com meu primo, e munição não foi problema em momento algum do jogo, o que tornou a coisa toda bem fácil, na minha opinião fecal. Claro, eu ainda não joguei no modo Hardcore e Insane, mas irei.

Se você jogar sozinho, talvez tenha um pouco de dificuldade de passar de certas partes, que em co-op são mais simples, pois rola um plano com seu amiguinho de quem corre pra ser isca e quem mata, e coisas do tipo. Já sozinho, bom. Eu travei em várias partes porque a galera do time não vinha me levantar e eu acabava morrendo. Damn it.


Ah, isso é algo bem legal no jogo. Você precisa ajudar e ser ajudado durante todo o jogo. É um trabalho em equipe, literalmente. Se você tomar muito tiro, você cai de quatro e fica completamente vulnerável, esperando a boa vontade de um amiguinho te dar um tapa no ombro e dizer "you're good to go".

Conclusão

Jogue Gears of War 1 tendo em mente que existe um segundo jogo e que existirá um terceiro. A história termina do nada. Minha sensação foi a mesma de quando vi Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel no cinema. Exatamente a mesma. Termina do nada, não faz sentido, e você fica puto porque estava indo tudo tão bem, e esse final estragou o jogo todo. Mas calma, quando você pegar o 2 tudo fica melhor =)

Minha nota: 7 (antes de jogar o 2).
9,8 (depois de jogar o 2).

É um ótimo jogo, mas sem o jogo 2 ele é só um Shooter. Juntos, são um puta dum jogo incrível!

Um comentário:

Johnny L. R. Santos disse...

Curti o review, visão bem pessoal do game!

Eu particularmente não curti TAAAANTO o Gears, mas joguei sozinho. Lembro que quando joguei a campanha de Resident Evil 5 sozinho achei bem mais ou menos, mas quando joguei com meu amigo de Brasília o jogo ganhou outro significado!

Não vejo a hora de você escrever sobre o GoW 2! Esse ainda não joguei - quem sabe quando eu pegar meu X travado ;-)